domingo, 12 de agosto de 2012

Michael, o Jackson

Hora de mais um teste aqui no blog. O experimento de hoje é musical e completamente focado em um artista único, embora alguns discípulos tomem por empréstimo o seu legado. Vocês já sabem quem ele é, e é dele mesmo que estou falando. Na falta de um adjetivo mais original que lhe faça justiça e deixando descansar em trono real a comenda consagrada, refiro-me a ele tão somente como Michael Jackson, doravante M.J.
O objetivo desse texto-teste não é apenas evidenciar a importância de M.J na música pop mundial, posto que não há necessidade de se dar ao trabalho de fazer chover no molhado, mas sim expor alguns exemplos vivos do fascínio que M.J exerce sobre seus contemporâneos e, uma vez que fenômenos não podem ser detidos, acredito que exercerá também sobre os admiradores ainda vindouros.
Definido o caráter do post, excluem-se as demais especulações, razão pela qual pedofilia e excentricidades não serão temas discutidos aqui.
Vamos então à música:
Se na linguística o termo pop pode significar estalo e estouro, no campo da música este termo significa Michael Jackson.
Desde o início de sua carreira solo, Michael soube unir a Black Music à batida dance das pistas de dança dos anos 70. No entanto, para se tornar realmente inovador, Michael ousou também na criação de novos passos de dança e criou seu estilo próprio, incomparável.
Mesmo diante do senso comum de que Michael é insubstituível, muitos artistas pelo mundo afora dão continuidade ao legado deixado por ele, apresentando traços comuns à obra do maior inspirador da música mundial.
O intérprete de “Thriller” não está morto, nem virou zumbi. A influência que Jackson exerce sobre os artistas do mundo inteiro está mais forte do que nunca.
Tome-se como exemplo disso um fato muito próximo à realidade brasileira, evidenciado por uma dupla pop conhecida por todos nós, Sandy e Junior.
Em “Leave me alone”, single do álbum BAD, de1987, o patinho bonito dos Jackson 5 faz uma crítica ao apelo da mídia, que já naquela época o castigava com perseguições e especulações sobre sua vida pessoal. Em “Nada vai me sufocar”, single do álbum Identidade, de 2003, Sandy e Junior mostram maturidade para superar um relacionamento amoroso que sufocava qualquer possibilidade de felicidade.
Porém, as semelhanças começam a surgir na concepção estética do videoclipe. Embora a temática seja diferenciada, notamos que o tipo de animação é a mesma utilizada por Michael há quase 20 anos antes. Tanto Michael quanto Sandy e Junior interagem com as animações, que consistem basicamente na disposição sucessiva de diversas gravuras de modo a criar uma narrativa surpreendente e também um efeito bastante lúdico e interessante. Michael foi responsável pela grande revolução dos videoclipes. A própria MTV, emissora especializada, reconhece e atribui esse feito a ele.
Além disso, outros artistas assim como Justin Timberlake, também manifestaram sua admiração pelo - cedendo ao cacoete - Rei do Pop. Considerado um dos grandes nomes de sua geração, Justin exibe em suas coreografias desenvoltura e domínio corporal obtidos através de muita inspiração em Michael. 
O funk freestyle ou melody de Latino também encontra motivação em M.J, como se pode notar em “Me leva”, de 1994 e “Why you wanna trip on me”, de 1991, merecendo atenção especial os trechos em que são utilizados sintetizadores nos arranjos.
Não tão comparável, mas igualmente importante para a inovação do gênero pop, está Madonna, de histórico que dispensa apresentação, a cantora também já fez sua homenagem ao eterno astro M.J.
De Latino à Madonna, passando por Sandy e Junior e Justin Timberlake, segregações não têm espaço para os admiradores de M.J, artista que mais fez para unir do que separar.
A seguir, veremos cada um dos exemplos mencionados nesse post e então concluiremos se a teoria foi válida ou não:
Tiete declarada, recentemente Sandy reafirmou sua admiração profissional por Michael Jackson com a realização do Circuito Cultural Banco do Brasil, em que interpreta sucessos do artista:
_____________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário